quinta-feira, 28 de maio de 2009

Atividade 5

INTERNET NA EDUCAÇÃO

As novas tecnologias de informação e comunicação, mais precisamente a Internet, podem contribuir como ferramentas significativas na escola. O seu uso de forma adequada e democrática pode colaborar para a quebra do paradigma do professor como detentor do conhecimento, possibilitando sua mudança de postura para o de orientador e facilitador, onde os alunos deixam também de lado sua postura de receptores passivos. É com a modificação desse paradigma que a escola estará efetivamente contribuindo na formação de um profissional mais capacitado para assumir seu papel na sociedade.
A Internet é mais um recurso onde pode-se encontrar vários tipos de aplicações educacionais. Moran (1997) destaca os seguintes recursos:
de divulgação: a divulgação pode ser institucional, mostrando seus objetivos e o que a escola possui, como também pode ser específica da biblioteca, dos professores, dos alunos ou de grupos organizados da escola que divulgam seus trabalhos, projetos ou idéias.
de pesquisa: a pesquisa pode ser feita durante as aulas ou fora dela; na biblioteca ou nas salas de laboratório; pode ser uma atividade livre ou obrigatória, individual ou em grupo;
de apoio ao ensino: nas atividades de apoio ao ensino pode-se obter textos, imagens, sons dirigidos ao programa desejado, utilizando-os como um elemento a mais, junto com os livros, revistas e vídeos;
de comunicação: novas práticas de comunicação estão se desenvolvendo nas escolas. Correio Eletrônico, Web, Listas e Grupos de Discussão são alguns dos recursos utilizados e que proporcionam encontros virtuais entre pessoas, possibilitam a formação de grupos específicos com interesses afins para trocas de informação, e “quebram” as barreiras de tempo e espaço.
Moran (1997), que utiliza a Internet como recurso didático no ensino de graduação e pós-graduação na USP, destaca as disposições positivas observadas no uso da Internet na educação:
Aumento da motivação dos alunos pelas aulas;
Contribuição ao desenvolvimento da intuição, flexibilidade mental, adaptação a ritmos diferentes;
Desenvolvimento de novas formas de comunicação;
Aumento do interesse pelo estudo de línguas;
Ampliação das conexões lingüísticas, geográficas e interpessoais;
Crescimento de interações onde os contatos virtuais se transformam em presenciais, quando é possível.
Moran (1997) também relata algumas dificuldades que ocorrem quando se utiliza a Internet como recurso educacional:
Existência de informações demais e conhecimentos de menos (considera que conhecer é integrar a informação no nosso referencial, no nosso paradigma, apropriando-a e tornando-a significativa para nós)
Facilidade de dispersão (há informações que distraem e pouco acrescentam, mas ocupam tempo de navegação)
Impaciência de muitos alunos por mudar de um endereço para outro sem aprofundar a leitura;
Difícil conciliação dos diferentes tempos dos alunos; e
A participação dos professores é desigual.
Considerando essa realidade, a biblioteca enquanto veículo prestador de serviços de informação, necessita constantemente estar adequando seus serviços à demanda e, até mais, antecipar ações vislumbrando futuras necessidades, oferecendo serviços diferenciados, visando sempre dinamizar a missão maior da instituição em que atua. A aplicação dos recursos da Internet na educação é demonstrada na literatura como grande ferramenta de apoio para a realização de antigas aspirações educacionais, capaz de sustentar mudanças que podem levar a um novo paradigma educacional. Sua utilização pelas bibliotecas também marca um novo tempo, para o qual os profissionais devem estar abertos, com um olhar crítico e inovador e assim usufruir, com qualidade, dos recursos disponíveis.

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